O País – A verdade como notícia

Dário Monteiro: “estamos desapontados”

Foto: O País

O seleccionador nacional de futebol sub-20, Dário Monteiro, disse estar desapontado com o adiamento desta prova regional da qual Moçambique é o actual detentor do troféu. “Estamos desapontados, até por aquilo que os atletas trabalharam em Novembro, realizando cerca de 22 treinos para depois estes não terem a sua repercussão”, lamentou.

Monteiro disse ainda que este adiamento terá um impacto muito grande, tendo, naturalmente, em conta o facto da falta de provas internas face à pandemia da COVID-19. “É muito complicado o desenvolvimento, porque, por exemplo, há jogadores que deixaram de competir aos 15 e, este ano, irão completar 17 anos. Acho que já devíamos começar a treinar e aproveitar este relaxar das medidas”.

Serve de referência recordar que, em Dezembro do ano passado, a selecção nacional de futebol sub-20 conquistou o torneio Cosafa, ao vencer a Namíbia (1-0) em jogo da final realizado no Nelson Mandela Bay Stadium, em Port Elizabeth, na África do Sul.

De resto, esta foi a primeira vez de Moçambique na prova (sub-20) depois de ter perdido na final com a África do Sul, em 2008.

Inserido no grupo A, o combinado nacional fez uma excelente campanha na prova regional, tendo vencido o Lesotho (1-0) na ronda inaugural.

Na segunda jornada, e na senda da vitória inaugural, os Mambinhas arrecadaram mais três pontos ao derrotar o Zimbabwe por 2-0.

Veio a terceira jornada, veio um empate sem abertura de contagem com a similar da África do Sul. Com este resultado, o conjunto, orientado por Dário Monteiro, fechou a fase de grupos em primeiro lugar com total de 7 pontos, seguido da África do Sul (5) e Zimbabwe (4).

O Lesotho, esse, não conseguiu pontuar, terminando a prova na cauda. Nas meias-finais, os Mambinhas mediram forças com a Zâmbia. O jogo terminou com um empate sem golos que foi até à marcação das grandes penalidades, onde os atletas moçambicanos triunfaram por 5-4.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos