O País – A verdade como notícia

Dany Wambire no seminário sobre língua portuguesa, educação e literatura

A 4ª edição do Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação”, organizado pela Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), decorre de 9 a 14 de Novembro através da Internet.

O escritor e editor da Fundza, Dany Wambire, vai participar, no dia 11 de Novembro, entre 11h e 12h30, no debate sobre “Ensino de português e a questão da leitura: experiências em Moçambique, Brasil e Timor Leste”. No encontro a ser moderado por Cristiano Aguiar e que pretende abordar as relações entre o ensino da língua portuguesa e a formação de leitores, Wambire irá reunir-se com José Castilho Marques Neto (docente e editor) e Zelina Roteiro (professora e vice-diretora do ensino básico na Universidade Nacional de Timor-Leste).

O convite a Dany Wambire surge na sequência de uma comunicação que o escritor e editor fez em 2016, quando lançou o seu livro infantil Quem manda na selva?, no Camões, na cidade de Maputo. Na altura, os que agora contribuíram para que Wambire participasse no seminário ficaram entusiasmados ao perceberem a entrega do autor na formação de leitores, na escola primária onde lecionava. Nessa mesma comunicação, o escritor e editor referiu-se às actividades da sua Associação Kulemba na promoção da leitura em distritos como Gorongosa, Cheringoma e Dondo.

Com esta participação no seminário, “Espero que a experiência que fazemos em Sofala possa ser conhecida pelo mundo”, até porque a Associação Kulemba tem realizado actividades que envolvem mais de cinco mil crianças, o que é considerável em Moçambique.

A 4ª edição do Seminário da CPCLP, cujo tema central é a educação, irá decorrer de 9 a 14 de Novembro e reúne grandes nomes da literatura e do ensino de diversos países de língua oficial portuguesa, além de representantes de projectos sociais. Este ano o seminário volta-se aos professores das escolas públicas e privadas, de países e comunidades de língua portuguesa. O evento também reúne autores, editores e académicos.

O seminário é composto de diversas mesas de debate, que acontecem diariamente, sempre às 11h, e contará com o lançamento do livro Travessias imaginárias: literaturas de língua portuguesa em nova perspectiva, organizado por Mirna Queiroz e publicado pelas Edições Sesc.

O evento é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com o Sesc São Paulo, por meio da unidade do Centro de Pesquisa e Formação (CPF Sesc), sob a coordenação geral de Francis Manzoni. Apoiam o seminário o Instituto Camões, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, Edusp, FGV, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Oficina de textos e Ordem do Graal da Terra.

A Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa é um órgão da Câmara Brasileira do Livro (CBL) formado por editores, professores e agentes culturais. Em actividade desde 2016, a comissão tem por objectivo estimular e fomentar acções de promoção da língua portuguesa, em diálogo com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos