O País – A verdade como notícia

Dans’Artes promove formação “Dança e Artes no Distrito”

A Associação Dans’Artes iniciou, sábado, na Matola, uma formação artística denominada “Dança e Artes no Distrito”, que vai durar três meses. A iniciativa conta com apoio da Cooperação Suíça e as áreas de enfoque da formação serão a dança e a música.

O programa inclui 100 crianças e jovens selecionadas dentre mais de 400 das escolas: Djonasse, Nelson Mandela, Instituto Armando Emílio Guebuza e Artes Dans’Artes.

Objectivo do projecto de formação é de levar as artes e a cultura à comunidade, como veículo da formação do Homem. São igualmente parte dos objectivos fomentar a formação de profissionais na área artística e cultural, especificamente da camada infanto-juvenil.

Implementação da formação

Esta acção está relacionada com as aulas efectivas de canto e dança. As aulas terão lugar no estúdio de ensaios e no palco do Teatro em construção, situados na Vila Artística Dans’Artes, donde o projecto é parte integrante.

Para a organização, implementar este programa significa responder à necessidade de promover o saber das artes e da cultura para a formação das crianças com idades compreendidas entre os 7 e 17 anos.

No que concerne ao trabalho da dança, a actividade concentra-se essencialmente na transmissão do património artístico e cultural moçambicano sem descurar a aprendizagem de vocabulários e linguagens modernas, contemporâneas e internacionais.

O enfoque nas danças locais vem responder à questão da preservação do próprio património cultural, rítmico e canções ligadas a estas danças e que constituem um acervo a ser passado às diferentes gerações.

No que tange à música, o programa estará mais virada à intervenção social, incentivando que os alunos escrevam letras ou composições.

Performance pública

A mostra pública será realizada no dia 30 de Setembro, no palco da Vila Artística Dans’Artes. Com início às 16h, devendo durar 2h. Contará com a presença de aproximadamente 100 alunos participantes do projecto de formação artística “Dança e Artes no Distrito”.

Farão igualmente parte da performance final os artistas convidados (10) e seus grupos, das áreas de Teatro e música. A performance englobará um conjunto de 18 números artístico-cénicas das quais 10 coreografias e oito composições musicais com a execução e interpretação feita pelos alunos participantes da formação.

O programa de formação “Dança e Artes no Distrito” contou com apadrinhamento do Ministério da Cultura e Turismo.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos