O País – A verdade como notícia

Cyril Ramaphosa infectado por COVID-19

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, está a receber tratamento para forma leve de COVID-19 depois de ter testado positivo este domingo.

Ramaphosa começou a sentir-se indisposto e um teste confirmou o diagnóstico de Coronavírus, segundo um comunicado da Presidência, que refere que está em isolamento na Cidade do Cabo e a ser monitorizado pelos Serviços de Saúde Militares da África do Sul, tendo delegado todas as responsabilidades no vice-presidente, David Mabuza, durante a próxima semana, escreve o Observador.

O chefe de Estado sul-africano, de 69 anos, tem a vacinação completa, e o comunicado não precisa se está infectado com a nova variante, Ómicron.

Na semana passada, Ramaphosa visitou quatro países da África ocidental e tanto ele como todos os membros da sua comitiva foram testados em cada um dos países durante a viagem.

Alguns elementos da comitiva testaram positivo na Nigéria e regressaram directamente à África do Sul, enquanto, durante o resto da viagem, o Presidente e a sua delegação testaram negativo. Ramaphosa regressou do Senegal em 8 de Dezembro.

Segundo o comunicado, o Presidente sul-africano afirmou que a sua infecção serve de alerta a toda a população do país para se vacinar e manter-se vigilante contra a exposição ao vírus, sublinhando que a vacinação continua a ser a melhor protecção contra doença grave e hospitalização.

As pessoas na África do Sul que estiveram este domingo em contacto com o Presidente foram aconselhadas a manterem-se atentas a sintomas ou fazerem testes, indica ainda o comunicado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos