O País – A verdade como notícia

CVM dispõe de 1.8 milhão de USD para prevenção de calamidades

A Cruz Vermelha de Moçambique tem disponível um milhão e oitocentos dólares para ajudar as comunidades, a melhor se prevenirem dos impactos dos desastres naturais, da época 2020-2021.

Ainda não há uma previsão sazonal para época chuvosa 2020-2021, mas o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) e a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) e outras entidades já se preparam para evitar os impactos de um futuro desastre natural, como ciclones e as chuvas extremas.

A preparação passa pela identificação das zonas de risco, a deslocação de pessoas para locais seguros e a construção de casas resilientes que suportem os impactos de qualquer que seja o evento meteorológico extremo.

Segundo o Director Geral do INGC, Adérito Aramuje, a época chuvosa e ciclónica 2018-2019 serviu de lição para os próximos eventos, uma vez que a localização do país serve de passagem para os ciclones a localização do país.

“A partir da experiência colhida no ciclone Idai e Khenneth vamos melhorar as metodologias de trabalho, principalmente, no que tange, a monitoria desses eventos, mas a nossa filosofia é corrigir o que está errado e melhorar o que está bom”, disse Adérito Aramuje.

E como forma de enfrentar esses eventos a CVM tem preparado 1.8 milhão de dólares para acções antecipadas para eventos meteorológicos extremos, segundo Jânio Dambo, Gestor de projectos do Financiamento Baseado em Previsão da África Austral.

“Temos este valor para ver como o mecanismo vai funcionar, aliado a isso, estamos num trabalho árduo para ver se conseguimos uma aprovação do protocolo para cheias e estamos também a iniciar um trabalho para o protocolo de secas”, referiu.

Para além desse valor, já existem armazéns regionais com material antecipatório, para quando houver a previsão da época chuvosa começarem trabalhos para reduzirEM os impactos desses eventos.

A previsão para época chuvosa 2020-2021 será tornada pública a 11 de Setembro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos