O País – A verdade como notícia

CTGC traça plano de contingência para mau tempo

O Conselho Técnico de Gestão de Calamidades (CTGC) reuniu-se hoje, em Maputo, para traçar um plano de contingência para o sistema de baixas pressões formado no Canal de Moçambique, que poderá evoluir para depressão tropical, afectando as regiões centro e norte do país a partir da próxima semana, escreve a AIM.

Caso evolua até ao estágio de depressão tropical, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o sistema de baixas pressões vai afectar a costa das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia com chuvas fortes, acompanhadas de ventos e trovoadas severas.

Estima-se que a precipitação poderá atingir entre 100 e 200 milímetros em 24 horas.

Ainda nas regiões centro e norte prevê-se a ocorrência de chuvas moderadas, localmente muito fortes, principalmente nas províncias de Tete e Niassa, onde a precipitação poderá atingir entre 50 a 100 milímetros em 12 horas.

O fenómeno vai afectar as bacias dos rios Messalo, Megaruma, Mecuburi, Meluli, Ligonha e Licungo, afectando os distritos de Nacaroa, Moma, Angoche, Pebane, Mocuba, Namacurra, Lugela e Maganja da Costa.

O plano deverá garantir a chegada de material do sector da educação para não comprometer o arranque do ano lectivo, medicamentos, abrigo para as pessoas que poderão ser afectadas, retirada das pessoas afectadas para locais seguros antes de o sistema entrar para a zona continental.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos