O País – A verdade como notícia

Criada Linha de Apoio à Tradução e Edição para editoras de língua portuguesa

A Linha de Apoio em causa visa promover a tradução e edição de obras escritas em língua portuguesa, por autores portugueses e por autores dos países africanos de língua portuguesa, como são os casos de Moçambique, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Guiné-Bissau e de Timor-Leste, através de apoios financeiros e de bolsas para tradutores.

De acordo com uma nota de imprensa do Camões, “a Linha de Apoio destina-se a editoras estrangeiras e nacionais que apresentem candidaturas para a publicação de obras destinadas aos mercados e públicos no estrangeiro, podendo cada editor submeter mais do que uma candidatura”.

Além de propostas editoriais de iniciativa das editoras, acrescenta a nota do Camões, a Linha de Apoio contempla ainda uma modalidade de ajuda à tradução e edição de obras referenciais da literatura portuguesa, elaborada por uma Comissão Técnica que integra representantes da Direção-Geral do Livro, Arquivos  e das Bibliotecas de Portugal, do Camões, I.P., da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação Internacional de Lusitanistas. Nestes casos, além dos custos de tradução e edição, está prevista a aquisição de exemplares aos editores. Entre as obras referenciais da literatura portuguesa estão Os memoráveis (2014), de Lídia Jorge; Poesia reunida (2009), de Maria Teresa Horta; Ilha de nome santo (1942), de Francisco José Tenreiro; Os flagelados do vento leste (1960), de Manuel Lopes; e Partes de África (1991), de Helder Macedo.

O projecto literário insere-se no protocolo de colaboração celebrado entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) que estabelece os princípios da parceria para a promoção de objectivos comuns de internacionalização da literatura em língua portuguesa.

As informações pormenorizadas para as editoras e editores interessados podem ser encontradas no site do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos