O País – A verdade como notícia

Crescimento do país económico revisto em baixa

A consultoria Focus Economics prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano cresça 3,5 por cento em 2019, abaixo da previsão inicial que apontava para um mínimo de 4 por cento.

A Focus Economics reviu, esta quinta-feira, em baixa o nível de crescimento económico do país no próximo ano, para 3,5 por cento, devido às "fragilidades fiscais" que irão ofuscar as perspectivas do PIB.

Espera-se que a economia cresça a um "ritmo saudável" no próximo ano, sustentada pela actividade do Investimento directo Estrangeiro (IDE) robusto, particularmente no sector de gás natural, refere a consultoria.

Acrescentando, que o actual cenário mostra um "quadro misto" para o terceiro trimestre, após um crescimento relativamente moderado no segundo trimestre.

"A actividade económica disparou em Agosto, com o aumento do volume de negócios no sector de comércio, o que provavelmente elevará a média do indicador do PIB no terceiro trimestre acima do trimestre anterior", aponta a Focus Economics.

Realçando, no entanto, que essa performance contraria o indicador de confiança empresarial nos negócios que caiu pelo quinto mês consecutivo em Setembro, devido às fracas expectativas das empresas em relação aos principais indicadores macroeconómicos.

De referir, que as previsões de crescimento da Focus Economics contrariam as projeções do Governo, que apontara na sua proposta do Plano Económico e Social (PES) de 2019, submetida à Assembleia da República (AR) em finais de Setembro passado, para um nível de incremento do PIB na ordem de 4,7 por cento.

O PES 2019 assenta nos seguintes pressupostos macroeconómicos: crescimento económico de 4,7 por cento, taxa de inflação média anual em cerca de 6,5 por cento, e atingir o valor de 5.160 milhões de dólares americanos em exportações de bens.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos