O País – A verdade como notícia

COVID-19: Suspensas negociações sobre o salário mínimo

O Governo e parceiros (CTA e trabalhadores) anunciaram esta quinta-feira, a suspensão das negociações sobre a fixação do salário mínimo para 2020, alegadamente, devido aos impactos negativos da pandemia do novo coronavírus na economia.

Em conferência de imprensa, a ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, disse que pesou para esta decisão, o facto da maioria das empresas auscultadas apresentarem prejuízos avultados, o que em termos práticos, concluiu-se que não há condições para continuar com a ronda negocial.

“Pensamos em retomar as negociações assim que a situação da COVID-19 se normalizar”, acrescentou a governante.

Já o sector privado, representado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) referiu que olhou para a sustentabilidade das empresas.

“Neste momento, o mais importante é assegurar os empregos e garantir o pagamento regular dos salários”, argumentou Agostinho Vuma, presidente da CTA.

Contudo, a Organização dos Trabalhadores de Moçambique indica que encontrou-se uma “solução anormal”, embora reconhece que actual cenário macroeconómico seja desfavorável.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos