O País – A verdade como notícia

COVID-19: OMS diz que o vírus tem origens naturais

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus. A doença causa problemas respiratórios semelhantes à gripe e sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, dificuldade para respirar.

Porque não há nenhum medicamento específico para tratar o Coronavírus, as instituições de saúde recomendam que se lave as mãos com frequência e se evite tocar o rosto e ter contato próximo para se prevenir.

Sobre a origem do novo Coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) volta a insistir que “tudo aponta para origens naturais”.

A OMS afirma também que Washington, que diz ter “provas muito significativas” de que o vírus veio do laboratório de alta segurança de Wuhan, “não apresentou nenhum dado concreto nesse sentido”.

Michael Ryan, responsável pelo Programa de Emergências da OMS, também confirma que “o governo dos Estados Unidos não avançou com qualquer elemento preciso, por isso trata-se de um cenário especulativo. Seria importante receber informações adicionais sobre a origem do vírus, porque esse é um dado fundamental no controlo da saúde pública no futuro”.

Charlie Parton, antigo diplomata britânico na China, ressalta que “o mais importante agora é que os chineses conduzam uma investigação transparente para o resto do mundo, de forma a poder determinar o que realmente aconteceu, como é que o vírus se desenvolveu e que medidas são necessárias no presente e no futuro”.

No entanto, a Organização Mundial de Saúde realça a cooperação dos cientistas chineses no combate à pandemia e alerta também para as consequências das acusações a nível político para um trabalho em conjunto no futuro.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos