O País – A verdade como notícia

COVID-19: Malawi regista um caso importado de Moçambique

O Malawi registou, ontem, dois novos casos importados no novo coronavírus. O Ministério da Saúde daquele país vizinho diz que um dos casos foi importado de Moçambique, por um motorista malawiano que esteve na cidade da Beira, província de Sofala.

O Malawi é um dos países da África Austral com menos de 50 casos cumulativos do novo coronavírus. Entretanto, ontem, o país vizinho registou dois novos casos positivos da pneumonia viral e na sua comunicação, o Ministro da Saúde daquele país, Jappie Mhango, citado pelo jornal ZBC online, afirmou tratar-se de dois casos importados de Moçambique e da Tanzânia, respectivamente. “Um de Lilongwe. É um motorista de caminhão de 41 anos, residente na Área 23, que retornou recentemente de Moçambique, e o outro, um homem de 31 anos de Bvumbwe, em Thyolo, que acabou de voltar da Tanzânia”.

O Malawi24, outro órgão de informação local, cita o ministro malawiano da Saúde como tendo detalhado que: “Ele voltou da Beira, Moçambique, no sábado, 2 de Maio de 2020 e, na segunda-feira, 4 de Maio, foi ao Hospital Likuni com sintomas leves. Uma amostra foi coletada e testada para Coronavírus. Os resultados foram positivos. O homem está em quarentena institucional. Sua esposa deu negativo e está em quarentena”.

Entretanto, os dados das autoridades sanitárias moçambicanas indicam que dos 81 casos positivos detectados no país, 58 são de Cabo Delgado, 18 da cidade de Maputo e cinco da província de Maputo, ou seja, não há confirmação oficial da existência de casos positivos na Beira.

O Malawi confirmou o primeiro caso da COVID-19 no dia 02 de Abril. Conta agora com 43 casos e três mortes.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos