O País – A verdade como notícia

COVID-19 é uma pandemia, declara OMS

Ao início desta noite, finalmente a Organização Mundial de Saúde rendeu-se aos factos e decidiu declarar a epidemia do novo Coronavírus, baptizado com o nome de Covid-19, uma pandemia.

É que segundo a OMS a doença chegou a 114 países e mantou mais de quatro mil pessoas. O vírus infectou mais de 120 mil pessoas em todo o mundo e há nove países com mais de mil casos, o que aquela organização considera serem requisitos suficientes para declarar a pandemia. Esta é a primeira vez que um surto de um coronavírus é declarado pandemia segundo o director-geral da OMS que falou ao início da noite.

Ainda segundo a OMS o coronavírus aumentou 13 vezes fora da China e o número de países afectados triplicou nas últimas semanas. E a OMS espera que nos próximos dias e semanas, o número de casos, de mortes e de países infectados irá subir ainda mais.

A declaração da pandemia terá implicações no movimento de pessoas, de bens, mercadorias, trocas comerciais e um impacto profundo na economia mundial e leva ao cancelamento de grandes eventos internacionais tais como os Jogos Olímpicos, os campeonatos de futebol entre outros eventos de aglomeração de pessoas.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos