O País – A verdade como notícia

COVID-19 é uma pandemia, declara OMS

Ao início desta noite, finalmente a Organização Mundial de Saúde rendeu-se aos factos e decidiu declarar a epidemia do novo Coronavírus, baptizado com o nome de Covid-19, uma pandemia.

É que segundo a OMS a doença chegou a 114 países e mantou mais de quatro mil pessoas. O vírus infectou mais de 120 mil pessoas em todo o mundo e há nove países com mais de mil casos, o que aquela organização considera serem requisitos suficientes para declarar a pandemia. Esta é a primeira vez que um surto de um coronavírus é declarado pandemia segundo o director-geral da OMS que falou ao início da noite.

Ainda segundo a OMS o coronavírus aumentou 13 vezes fora da China e o número de países afectados triplicou nas últimas semanas. E a OMS espera que nos próximos dias e semanas, o número de casos, de mortes e de países infectados irá subir ainda mais.

A declaração da pandemia terá implicações no movimento de pessoas, de bens, mercadorias, trocas comerciais e um impacto profundo na economia mundial e leva ao cancelamento de grandes eventos internacionais tais como os Jogos Olímpicos, os campeonatos de futebol entre outros eventos de aglomeração de pessoas.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos