O País – A verdade como notícia

COVID:19 António Guterres defende adopção de novas práticas para recuperação da economia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apela para que o mundo não adopte as práticas anteriores à pandemia do novo Coronavírus e deve aproveitar a crise para recuperar as economias de forma “mais sustentável”.

Segundo António Guterres, além de investimentos numa nova economia, é preciso também ajudar os países em desenvolvimento e os mais vulneráveis a recuperarem da crise que dura há mais de oito meses no mundo, desde o surto da pandemia da COVID-19 da China.

No relatório da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla original, também conhecida como Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas), ontem divulgado, Guterres lembrou que no ano passado houve algum aumento de ambição na luta contra as alterações climáticas.

Contudo, esses passos foram esmagados por duas realidades abrangentes: a contínua intensificação do padrão de destruição e perdas associadas às alterações climáticas, bem como a falta de decisões para potenciar o Acordo de Paris, sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, refere a Lusa.

Assim, Guterres disse que a emergência climática continua e que se os governos estão, e bem, concentrados em salvar vidas e em atenuar os impactos económicos e sociais da COVID-19.

Para uma recuperação sustentável, os mesmos governos devem orientar-se para um “caminho mais sustentável” e inclusivo, que enfrente as alterações climática, proteja o ambiente, inverta a perda de biodiversidade e assegure a saúde e a segurança a longo prazo da humanidade, disse o secretário-geral da ONU.

Para Guterres, acções relacionadas com o clima podem ajudar a recuperação, como investir em empregos verdes ou acabar com subsídios a combustíveis fósseis, como evitar apoios a indústrias poluentes e ter em conta o clima nas decisões financeiras e políticas, acrescenta a Lusa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos