O País – A verdade como notícia

COVID-19 pode causar problemas na audição

Médicos alertam que a COVID-19 pode causar a perda auditiva súbita e permanente, nalguns doentes, depois de ter sido relatado o primeiro caso, esta terça-feira, no Reino Unido.

O jornal científico BMJ Case Reports descreve o caso de um homem de 45 anos, que esteve em tratamento da COVID-19 num hospital e devido às dificuldades respiratórias, foi ligado a um ventilador e começou a apresentar melhorias depois ter recebido tratamentos.

“Após uma semana da remoção do tubo respiratório, o paciente notou uma sensação de zumbido anormal na sua orelha esquerda, seguida de uma perda auditiva súbita e segundo os exames realizados, os canais auditivos não estavam bloqueados ou inflamados e os seus tímpanos estavam intactos”, mas um teste de audição confirmou a perda auditiva no ouvido esquerdo, escreve o Notícias ao Minuto.

De acordo com a fonte, o caso narrado no jornal científico BMJ Case Reports, pode significar a existência de mais um efeito colateral da infecção.

Com a confirmação deste caso, os médicos lamentam que “apesar da considerável literatura sobre a COVID-19 e os vários sintomas associados ao vírus, faltam discussões sobre a relação entre a COVID-19 e a audição”.

O SARS-CoV-2, vírus responsável pela COVID-19, liga-se a um determinado tipo de células que revestem os pulmões e foi recentemente encontrado em células semelhantes no ouvido, escreve o Notícias ao Minuto.

Este vírus também gera uma reação inflamatória e um aumento de substâncias que têm sido associadas à perda auditiva, explica o jornal científico BMJ Case Reports.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos