O País – A verdade como notícia

COVID-19: OMS defende eficácia das vacinas contra nova variante Ómicron

Foto: Notícias ao Minuto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse ontem que as vacinas são eficazes contra a nova variante da COVID-19, Ómicron. A organização diz ainda que os imunizantes podem proteger as pessoas das formas graves da doença.

Desde que a nova variante da COVID-19, Ómicron, foi detectada na África do Sul, surgiram muitas dúvidas relacionadas com a eficácia das vacinas contra a estirpe.

Na terça-feira, o director de programas de emergências na Organização Mundial da Saúde, Michael Ryan, disse numa entrevista, que as vacinas são eficazes para proteger as pessoas contra a nova variante da COVID-19, Ómicron, e disso não há dúvidas.

“Não há razão para duvidar de que as vacinas actuais protegem os doentes infectados com Ómicron contra formas graves de COVID-19. Temos vacinas muito eficazes que se mostram potentes contra todas as variantes até agora, em termos de gravidade da doença e hospitalização, e não há razão para acreditar que não seja o caso com a Ómicron”, disse Michael Ryan.

Michael Ryan afirmou que os estudos feitos sobre a nova variante apontam que a estirpe não mostra um aumento da gravidade da doença.

“De facto, alguns locais da África Austral estão a relatar sintomas mais ligeiros, mas tem de se ter muito cuidado na forma como se analisa estes dados, uma vez que estamos na presença de uma variante detectada recentemente”, acrescentou Michael Ryan.

Descoberta no dia 24 de Novembro, a variante Ómicron é classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde e a estirpe já está presente em cerca de 40 países de todos os continentes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos