O País – A verdade como notícia

COVID-19: Nkengasong prevê vacinação obrigatória nos países africanos

Foto: Fortune

O director do Centro de Controlo e Prevenção e Doenças da União Africana (África CDC), John Nkengasong, alertou hoje para a possibilidade de a vacinação contra COVID-19 se tornar obrigatória nos países africanos, devido à renitência das pessoas em aderir à imunização contra a doença viral.

“É natural que essa tendência se espalhe pelo continente, muitos países vão adoptar essa política, porque as lideranças políticas estão muito preocupadas, já que se esforçaram para comprar vacinas e as populações não as usam, o que é uma pena, porque cria um peso financeiro desnecessário”, disse Nkengasong,

Diante das estatísticas da vacinação contra a COVID-19 em África, ainda aquém do desejável, John Nkengasong apontou para a imunização como alternativa eficaz para contornar a situação sanitária no continente.

Sobre a surgimento de novas variantes do vírus pandémico na África do Sul e Botswana, o líder disse que “a nova vaga pode ser mitigada se um grande número de pessoas for vacinada”.

“Não podemos usar a justificação do passado para dizer que as pessoas não se vacinam, as vacinas estão disponíveis, só 55% das vacinas disponíveis foram usadas, isto é mesmo inaceitável, porque, se as pessoas quiserem ser vacinadas, podem, por isso faço novamente um apelo para que se vacinem, porque só assim nos protegeremos e evitamos que as lideranças políticas imponham um requisito de vacinas obrigatórias”, apelou Nkengasong, citado pelo Notícias ao Minuto.

Recorde-se que o Quénia decidiu impor sanções às pessoas que não tiverem vacinado contra o Coronavírus. Neste contexto, partir de 21 de Dezembro, os quenianos que não estiverem vacinados contra o novo Coronavírus serão impedidos de entrar nos serviços públicos e hospitais, entre outros edifícios estatais, bem como de conduzir táxis e mototáxis, anunciou domingo o ministro da Saúde, Mutahi Kagwe.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos