O País – A verdade como notícia

COVID-19: mais 69 pessoas infectadas mas o número de recuperados atinge 84.6%

As autoridades de saúde registaram mais 69 pessoas diagnosticadas com a COVID-19 e outras 89 recuperadas, entre segunda e terça-feira. Dos 13.892 infectados, desde Março último no país, 84.6% já estão livres do vírus, indica o Ministério da Saúde, em comunicado enviado ao “O País”.

Dos 89 recuperados da COVID-19 – dos quais 87 moçambicanos e dois estrangeiros – 84 são da cidade de Maputo e cinco na província de Nampula. Assim, o país conta com 11.748 pessoas livres do novo Coronavírus.

No mesmo comunicado, o Ministério da Saúde indica que mais 69 pessoas testaram positivo para o novo Coronavírus em Moçambique, sendo 66 moçambicanos e três estrangeiros (de nacionalidade sul-africana, nepalesa e libanesa). Todas as novas infecções resultaram de transmissão local.

A cidade de Maputo continua com maior número de pacientes e óbitos no país.

Deste modo, o cumulativo de pessoas com COVID-19 é de 13.892. Destes, 13.588 são de transmissão local e 304 importados.

Existem 2.041 pessoas ainda com Coronavírus em Moçambique. As mortes mantêm-se em 99, dos quais 74 na capital do país.

Ainda no país há um cumulativo de 520 pacientes internados, dos quais 55 ainda a lutar pela vida nos centros de internamento para pessoas com COVID-19 e em outros hospitais.

Grande parte dos pacientes “padece de patologias crónicas diversas, sendo que as mais frequentes são a hipertensão e as diabetes”, esclarece o Ministério da Saúde.

A instituição lamenta o facto de o grosso dos pacientes com “critérios de internamento” chegarem aos hospitais em fase avançada da doença, o que “torna difícil reverter o cenário”.

Segundo explica, pacientes com diabetes, hipertensão arterial, câncer, HIV, tuberculose, por exemplo, “devem continuar a ir às consultas de rotina de acordo com a orientação dos serviços de saúde e dirigirem-se” ao sector de urgência em caso de agravamento de sintomas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos