O País – A verdade como notícia

COVID-19: Grécia emite certificados de vacina

A Grécia já está a emitir certificados de vacinação contra a COVID-19 para facilitar as viagens. O sistema começou a funcionar na sexta-feira de manhã e até segunda-feira foram emitidos 55.000 certificados. Para obter o certificado é preciso ter as duas doses da vacina, escreve a Euronews.

“O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, já apresentou a nossa proposta a nível europeu, ou seja, o certificado a ser utilizado como um instrumento para facilitar, obviamente não como um instrumento para discriminar. A proposta centra-se nos postos fronteiriços, para quando se atravessa uma fronteira as pessoas terem naturalmente a possibilidade de fazerem um teste e serem colocadas em quarentena, mas também, se tiverem sido vacinadas, terem a oportunidade de atravessar facilmente a fronteira. Uma espécie de via rápida dentro dos aeroportos, para quem tiver sido vacinado, ter a oportunidade de ir para uma via diferente daqueles que não foram vacinados. É muito simples”, explica as vantagens dos certificados o ministro da Governação Digital, Kyriakos Pierrakakis, citado pela Euronews.

No que diz respeito à passagem da fronteira, o ministro Kyriakos Pierrakakis, diz que “estamos muito optimistas quanto à adoção desta proposta, porque se não o fizermos enfrentaremos a versão absurda, em que alguém que está vacinado, ainda precisa de ser testado ou colocado em quarentena, quando estes recursos podem ser melhor utilizados para outros cidadãos”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos