O País – A verdade como notícia

COVID-19: Banco Mundial injecta USD 115 milhões para compra de vacinas em Moçambique  

Banco Mundial injecta USD 115 milhões para compra de vacinas contra a Covid-19 em Moçambique, e suplementos necessários para a entrega e distribuição de vacinas, incluindo diluentes e seringas.

O grupo Banco Mundial aprovou, hoje, uma doação no valor de USD 100 milhões da Associação Internacional de Desenvolvimento  (IDA) e uma outra Doação de USD 15 milhões do Global Financing Facility  (GFF), em apoio aos esforços de Moçambique para expandir a sua actual campanha de vacinação contra a COVID-19.

Segundo um comunicado divulgado esta sexta-feira, em Washington, os fundos serão utilizados para adquirir, administrar e distribuir vacinas contra a COVID-19 e fortalecer a preparação e a capacidade do Sistema Nacional de Saúde, bem como para garantir a continuidade dos serviços essenciais de saúde, especialmente para mulheres, crianças e adolescentes.

 Para a directora do Banco Mundial para Moçambique, Madagáscar, Comores, Maurícias e Seychelles, Idah Z. Pswarayi-Riddihough, as dificuldades sociais e económicas enfrentadas por milhões de moçambicanos devido à pandemia são demasiado grandes.

“Não pude enfatizar o suficiente a importância da vacinação, entretanto, exorto a todos os elegíveis para a vacina, a tomá-la sempre que esta estiver disponível”, concluiu.

“Tendo em consideração a actual escassez de oferta no mercado, esta operação ajudará o país a obter acesso a vacinas em estreita interacção com instituições internacionais, como a African Vaccine Acquisition Trust, a COVAX entre outras”, acrescentou Pswarayi-Riddihough.

O apoio consiste, também, em logística de vacinas, incluindo insumos da cadeia de frio, armazenamento e transporte, bem como treinamento de profissionais de saúde comunitários na implementação da campanha de vacinas COVID-19, enquanto se promove a demanda e o acesso a serviços essenciais de saúde.

O Banco Mundial irá apoiar as principais instituições do sistema de imunização de Moçambique.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos