O País – A verdade como notícia

COVID-19: Banco Mundial injecta USD 115 milhões para compra de vacinas em Moçambique  

Banco Mundial injecta USD 115 milhões para compra de vacinas contra a Covid-19 em Moçambique, e suplementos necessários para a entrega e distribuição de vacinas, incluindo diluentes e seringas.

O grupo Banco Mundial aprovou, hoje, uma doação no valor de USD 100 milhões da Associação Internacional de Desenvolvimento  (IDA) e uma outra Doação de USD 15 milhões do Global Financing Facility  (GFF), em apoio aos esforços de Moçambique para expandir a sua actual campanha de vacinação contra a COVID-19.

Segundo um comunicado divulgado esta sexta-feira, em Washington, os fundos serão utilizados para adquirir, administrar e distribuir vacinas contra a COVID-19 e fortalecer a preparação e a capacidade do Sistema Nacional de Saúde, bem como para garantir a continuidade dos serviços essenciais de saúde, especialmente para mulheres, crianças e adolescentes.

 Para a directora do Banco Mundial para Moçambique, Madagáscar, Comores, Maurícias e Seychelles, Idah Z. Pswarayi-Riddihough, as dificuldades sociais e económicas enfrentadas por milhões de moçambicanos devido à pandemia são demasiado grandes.

“Não pude enfatizar o suficiente a importância da vacinação, entretanto, exorto a todos os elegíveis para a vacina, a tomá-la sempre que esta estiver disponível”, concluiu.

“Tendo em consideração a actual escassez de oferta no mercado, esta operação ajudará o país a obter acesso a vacinas em estreita interacção com instituições internacionais, como a African Vaccine Acquisition Trust, a COVAX entre outras”, acrescentou Pswarayi-Riddihough.

O apoio consiste, também, em logística de vacinas, incluindo insumos da cadeia de frio, armazenamento e transporte, bem como treinamento de profissionais de saúde comunitários na implementação da campanha de vacinas COVID-19, enquanto se promove a demanda e o acesso a serviços essenciais de saúde.

O Banco Mundial irá apoiar as principais instituições do sistema de imunização de Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos