O País – A verdade como notícia

Costa Rica escolhe novo Presidente entre 25 candidatos

Foto: Notícias ao Minuto

A Costa Rica vai hoje às urnas para eleger o próximo Presidente da República de entre um leque de 25 candidatos e com mais de 30% de indecisos, o que deverá implicar uma segunda volta.

Ex-Presidente, políticos experientes, economistas, advogados, jornalistas, médicos e pastores evangélicos estão entre os candidatos. É a maior lista já vista no país.

Segundo o Notícias ao Minuto, o Supremo Tribunal Eleitoral teve de tomar providências para a impressão de um enorme boletim de voto que garantisse ordem e clareza aos 3,5 milhões de eleitores convocados para ir hoje às urnas.

Na lista de candidatos há quatro mulheres, das quais só a ex-vice-presidente entre 2002 e 2006, Lineth Saborío, do Partido Unidade Social-Cristã, regista um apoio importante nas sondagens, querendo ser a segunda mulher a governar a Costa Rica, a seguir a Laura Chinchilla (2010-2014).

Segundo a última sondagem do Centro de Investigação e Estudos Políticos (CIEP) da Universidade da Costa Rica, nenhum candidato atinge os 20% de intenções de voto, longe dos 40% necessários para vencer à primeira volta.

As duas últimas eleições precisaram de uma segunda volta e tudo indica que agora a história se repetirá e, em Abril, os costa-riquenses irão de novo às urnas.

Hoje, além de votarem para escolher um novo Presidente, os eleitores votarão também para eleger os 57 deputados da Assembleia Legislativa para 2022-2026.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos