O País – A verdade como notícia

Cosafa Sub-20 adiado devido a desistências e COVID-19

A próxima edição do Torneio Regional COSAFA, na categoria de Sub-20, que teria lugar de 10 a 18 deste mês, no Reino de eSwatini, foi cancelada para uma data a anunciar, no próximo ano, devido à desistência de vários países.

A COSAFA lamenta pela medida, entretanto considera que a mesma foi necessária face às circunstâncias. “Estamos bastante desapontados pelos jogadores e equipas, assim como pela eSwatini Football Association, que concordou em acolher a competição e está muito longe da linha de preparação exigida”, refere a nota da organização.

A Cosafa revela ainda que o surgimento da nova variante da covid-19, o Ómicron, também foi responsável pelo adiamento da prova, que assim passa para 2022. “A pandemia já esgotou o campo para as competições de futebol masculino e feminino de Sub-17 nos Jogos da Região 5, que decorrem em Maseru, no Lesoto, e é provável que tenha tido o mesmo impacto na competição de Sub-20”, escreve o organismo regional de futebol.

Aliás, o torneio de sub-20 era para ser o último dos sete eventos organizados pela Cosafa este ano, mas vários factores operacionais tornaram necessário um adiamento, “não menos importante o caos de viagens causado pela variante Ómicron da Covid-19″.

Até porque “é uma grande pena para uma competição que é disputada anualmente desde 2016 e proporcionou uma plataforma tão excelente para os nossos jovens jogadores da região mostrarem o seu talento e serem vistos pelos olheiros”, lamenta a Cosafa.

Segundo uma nota daquele órgão desportivo regional, o torneio do próximo ano, previsto para o mesmo local, e ainda sem datas, vai servir para a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) do escalão, a ter lugar em 2023.

Recorde-se que Moçambique iria entrar para esta competição na qualidade de detentor do troféu, conquistado em 2020, na África do Sul.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos