O País – A verdade como notícia

Corrida virtual marca festividades do dia da cidade de Maputo

A Cidade de Maputo acolhe no próximo dia 29 de Novembro a segunda edição da corrida “FNB MAPUTO 10K”, este ano num formato virtual, derivada da situação que se vive actualmente no país e no mundo, nomeadamente a pandemia da COVID-19.

Para esta edição, os atletas serão convidados a completar um percurso de 10km, em pontos e locais da sua escolha, entre as 05h e as 19h, e monitorar a sua corrida através do aplicativo de rastreamento a ser disponibilizado pela organização.

De acordo com Edmundo Ribeiro, Vereador de Educação e Desporto do Conselho Municipal de Maputo, este evento está inserido nas festividades da cidade de Maputo e “vem reforçar o enraizamento da cultura e prática da actividade desportiva para a saúde e bem-estar de forma mais abrangente”. E porque o evento será no formato virtual, Ribeiro diz será, também, uma forma de permitir que todos moçambicanos, independentemente da localização geográfica, possam participar, “garantindo o cumprimento das regras de segurança e distanciamento social”.

Com a prática do desporto em grupo praticamente suspensa em todo o mundo, as actividades desportivas virtuais têm vindo a ganhar força a nível internacional, dando às pessoas soluções divertidas e inovadoras, com vista à prática do desporto competitivo também em época de pandemia. Foi esta a teoria defendida por Peter Blenkinsop, Chief Executive Officer (CEO) do FNB Moçambique, que disse ainda que “depois do sucesso da corrida FNB Maputo 10K no ano passado, em que demos oportunidade aos participantes de fazerem, pela primeira vez, a pé a travessia da ponte Maputo-Katembe, estamos muito orgulhosos em trazer este novo conceito para Moçambique”.

Para Peter Blenkinsop, ao trazer este novo conceito “o FNB traz inovação digital benéfica para o seio das comunidades onde opera, continuando desta forma a promover um estilo de vida saudável e a prática de actividade física”.

Por seu turno, referiu Michael Meyer, Director Executivo da Stillwater Sports, diz que estar entusiasmados por trazer a corrida neste novo formato também para Moçambique e para os moçambicanos, tendo em conta que ” participantes de todas as camadas sociais poderão unir-se (virtualmente) num espírito de camaradagem, orgulho e celebração”.

Para esta edição espera-se a inscrição de 1500 atletas, que deverão confirmar a sua participação através das plataformas digitais, devendo ser monitorados através de um sistema que será disponibilizado pela organização.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos