O País – A verdade como notícia

Corpo de Mugabe já está em Harare

O corpo do ex-Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, falecido na passada sexta-feira, em Singapura, chegou hoje ao início da tarde à capital Harare, no Zimbabwe, onde será enterrado no próximo domingo.

A urna contendo os restos mortais de Mugabe foi recebida com honras militares pelo actual chefe de Estado, Emmerson Mnangagwa, que esteve junto com veteranos da ZANU-FP, membros do governo e Grace Mugabe, a viúva do ex-presidente que esteve na tribuna de honra.

A urna, coberta com a bandeira do Zimbabwe, seguiu do aeroporto para a residência "Teto Azul", onde decorrerá a primeira homenagem pública, tendo percorrido as ruas sob olhar de milhares de pessoas que esperavam a chegada do corpo do ex-Presidente.

Segundo a ministra da Informação, Monica Mutsvangwa, o caixão deverá ser transferido, amanhã, para o estádio Rufaro, nos arredores de Harare, para "permitir que todo o país renda homenagem ao herói da guerra de libertação".

Ainda amanhã, o corpo deverá ser levado para a localidade de Zvimba, cerca de 100 quilómetros de Harare, onde o ex-Presidente tem uma casa.

As cerimónias fúnebres oficiais decorrerão na manhã de sábado no estádio nacional de Harare, que tem capacidade para 60 mil pessoas. São esperados para as cerimónias o Presidente chinês Xi Jinping, o ex-Presidente Cubano Raul Castro, e os Presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da Nigéria, Mohammadu Buhari, e da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi.

Devido ao seu estatuto de "herói nacional", Robert Mugabe deveria ser sepultado no "Campo dos Heróis Nacionais", em Harare, mas a família e os chefes tradicionais têm-se oposto, alegando que o antigo chefe de Estado manifestou vontade de ser enterrado em Zvimba.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos