O País – A verdade como notícia

Coronavírus mata deputados na região da SADC

Perto de uma dezena de deputados de alguns países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) morreram vítimas da COVID-19. Contudo, o Fórum Parlamentar da região diz-se firme para enfrentar a pandemia.

Maurícias, Zimbabwe, Malawi, Madagáscar e Angola são alguns países onde representantes do povo morreram por causa do novo Coronavírus, segundo a informação apurada pelo “O País”, à medida que os representantes de alguns países intervinham na 47ª sessão ordinária do Fórum Parlamentar da SADC (FP SADC).

“Temos a lamentável informação de que alguns dos parlamentos perderam seus membros devido à pandemia da COVID-19. Em nome dos deputados do fórum e, em meu nome pessoal, apresentamos as mais sentidas condolências e a nossa solidariedade às famílias enlutadas”, expressou a presidente Esperança Bias, durante o encerramento da 47ª sessão ordinária do FP SADC.

Apesar de a pandemia COVID-19 estar a causar luto no parlamento africano, Esperança Bias entende que a região continua firme diante dos desafios impostos pela doença.

“Os nossos esforços como região não abrandaram, apesar de todos os desafios que o mundo enfrenta actualmente”, considerou Esperança Bias e assinalou “estar convicta” de que a colaboração entre os membros do Fórum Parlamentar da SADC será reforçada na medida em que se consolidar o chamado “novo normal”.

A líder do Parlamento moçambicano falava este domingo durante a sessão virtual que sexta-feira passada. Reiterou a necessidade de transformação do órgão em parlamento regional.

“Encorajamos os parlamentos a continuarem o trabalho de advocacia junto aos chefes de Estado e de governo, bem como aos ministros dos negócios estrangeiros, para garantir que a próxima cimeira de chefes de Estado e de governo da SADC, o FP SADC seja uma realidade”, apelou Bias, tendo ainda revelado que já foi aprovado um instrumento de lobby nesse sentido.

O lema do encontro virtual do FP SADC foi “O papel dos parlamentos no reforço da responsabilidade durante uma pandemia: o caso da COVID-19”. Sobre o assunto, os parlamentares refirmaram a união na luta contra a doença.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos