O País – A verdade como notícia

COP26: Gâmbia é único país que cumpre metas do Acordo de Paris

Foto: Segredos do Mundo

A Gâmbia, país da África Ocidental, é o único Estado que cumpre o Acordo de Paris sobre a redução de emissões, faltando apenas alguns dias para cimeira do clima de Glasgow (COP26) onde é esperado que os países anunciem cortes nas emissões de gases com efeito de estufa, segundo escreve a imprensa Portuguesa.

De acordo à LUSA, que cita estimativas independentes e científicas, referentes a este mês, das organizações que elaboram o índice Climate Action Tracker (CAT), só o pequeno país africano está no caminho de cumprir as metas definidas no Acordo de Paris, alcançado em 2015, para evitar um aquecimento do planeta superior a 1,5 graus Celsius acima dos valores da era pré-industrial.

Marrocos, Costa Rica, Etiópia, Quénia, Nepal, Nigéria e Reino Unido são considerados os países que fazem parte dos que têm metas “quase suficientes para cumprir o acordo de Paris”.

Já a União Europeia está no laranja, segundo as cores da CAT, com metas insuficientes e no mesmo grupo de países como o Chile, o Japão, o Peru, a África do Sul, os Estados Unidos, entre outros.

Refira-se, segundo a LUSA, que os Estados Unidos estavam há dois anos na lista negra, que representa os piores países do mundo em termos de metas para evitar um aquecimento global que os cientistas consideram catastrófico para a humanidade.

O Acordo de Paris, assinado por praticamente todos os países do mundo em 12 de Dezembro de 2015, pretende ser um plano de acção, assente em compromissos concretos dos países, para limitar o aquecimento global a menos de 2ºC, de preferência menos de 1,5ºC, acima dos valores médios da era pré-industrial.

Abreviadamente, designada COP 26, a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima, a decorrer em Glasgow, Escócia, é um evento que irá juntar líderes de 196 países para discutir os avanços no enfrentamento do aquecimento global.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos