O País – A verdade como notícia

Construídos mais de 80 sistemas de abastecimento de água em 2017

No ano passado, foram abertos em todo o país mais de três mil fontes de água e construídos mais de 80 sistemas de abastecimento de água. Segundo o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, neste ano, serão construídos mais de 140 sistemas de abastecimento de água.

A busca por água potável tem aumentado gradualmente no nosso país, só na região do grande Maputo o consumo de água é estimado em cerca de 80 milhões de metros cúbicos por ano, e com tendência a duplicar até 2030. Com vista a melhorar, o fornecimento de água no país, realizou-se, nesta quinta-feira, a reunião anual conjunta de avaliação de desempenho do sector de águas, onde foram apresentados os resultados de 2017.

Em Moçambique, a percentagem da população com acesso a água é de 55 por cento, sendo que 43.4 por cento rural e 77.6 por cento da população urbana. Nos últimos 10 anos, o país investiu cerca de 1.500 milhões de dólares no sector das águas.

O evento teve a participação dos parceiros de cooperação. Na reunião foi feita a entrega do prémio jornalismo para água, saneamento e higiene nas categorias de imprensa escrita e radiofónica.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos