O País – A verdade como notícia

Conhecidos amanhã vencedores dos Prémios Mozal Artes e Cultura-2019

É já nesta amanhã, quinta-feira, que se anunciam, em Maputo, os sete vencedores dos Prémios Mozal de Artes e Cultura-2019. Os vencedores sairão dos 21 artistas nomeados nas categorias de Artes Plásticas, Cinema e Audiovisual, Dança, Fotografia, Música e Teatro. A edição deste ano tem como grande inovação a categoria de Design de Moda. Trata-se de uma iniciativa da Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana e Mozal.

 “O grupo de jurado de renomado prestígio na área das artes e cultura do país acompanhou o desempenho de vários artistas ao longo do ano. A escolha dos artistas não só deveu-se ao talento dos fazedores, assim como buscou respeitar algumas diversidades em determinadas categorias, de modo a fazer jus ao trabalho dos escolhidos”, segundo os responsáveis pela iniciativa.

Segundo soube o jornal O País, os Prémios Mozal Artes e Cultura são atribuídos aos jovens artistas moçambicanos que tenham sido protagonistas de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística do país, atendendo, nomeadamente, ao rigor e originalidade dos seus trabalhos, durante os doze meses que antecedem a premiação, ou na sequência duma actividade anterior.
Recordamos aqui os nomeados para cada uma das categorias:

ARTES PLÁSTICAS: Ventura Mulalene Zucula; Rodrigo Mabunda e Nelly Guambe.
CINEMA E AUDIOVISUAL: Orlando Mabasso; Natércia Chicane; José Augusto Nhantumbo.
FOTOGRAFIA: Yassmin Forte; Amilton Neves e Edilson Tomás.
DANÇA: Pak Ndjamena; Katia Manjate e Maria Tembe.
TEATRO: Sufaida Moiane; Melanie de Vales e Sérgio Mabombo.
MÚSICA: Deltino Guerreiro; Ubakka; Rodália Silvestre.
DESIGN E MODA: Nivaldo Thierry; Ricardina Adelino e Shazzia M. Adam.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos