O País – A verdade como notícia

Congoleses elegem hoje sucessor de Joseph Kabila

Dois anos depois da data inicialmente prevista, cerca de 40 milhões de congoleses escolhem este domingo o sucessor de Joseph Kabila. Dos 21 candidatos aprovados destacam-se três favoritos Emmanuel Ramazani Shadary, Martin Fayulu e Félix Tshisekedi.

O antigo ministro do Interior, Emmanuel Shadary, é o candidato apoiado pela coligação no poder e é o “herdeiro” de Kabila. Já Félix Tshisekedi e Martin Fayulu são os candidatos da oposição com maior apoio, avança o Notícias ao Minuto.

A pacificação do país é um objectivo que consta no topo do programa de todos os candidatos, algo que não se afigura fácil, segundo organizações não-governamentais (ONG), que acreditam que apenas com um alinhamento das leis congolesas perante a legislação internacional, em aspetos como a liberdade de expressão e a eliminação da pena de morte, essa pretensão pode ser alcançada.

As eleições deste domingo estavam previstas inicialmente para 2016, e, para além de presidências, irão ainda permitir a escolha de representantes parlamentares a nível nacional e provincial

O exercício eleitoral deverá contar com cerca de 270.000 observadores nacionais e internacionais, tendo o Governo vetado a presença de algumas missões internacionais, incluindo da União Europeia e da Fundação Carter, o que leva a oposição a suspeitar da existência de fraude.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos