O País – A verdade como notícia

Confronto entre muçulmanos e cristãos faz 13 mortos na Nigéria

Um confronto entre jovens muçulmanos e cristãos no Estado de Kaduna, centro da Nigéria, provocou a morte de 13 pessoas, escreve o Notícias ao Minuto.

A imprensa local, por seu lado, noticiou que os números divulgados pela polícia são inferiores à realidade, mas não avançou quaisquer dados.

Segundo o ministro da Polícia do estado de Kaduna, Austin Iwar, pelo menos 20 suspeitos foram detidos, enquanto as forças de segurança e o exército foram enviados para o local para restabelecer a ordem.

"Há muitas especulações. Há quem diga que os cristãos estavam descontentes por os filhos (da sua comunidade) se tornarem amigos de jovens muçulmanos, mas não queremos tirar conclusões precipitadas sobre o que aconteceu", explicou Iwar.

A tensão agravou-se recentemente por causa de discussões entre agricultores cristãos e nómadas muçulmanos num conflito pelo acesso a terras aráveis, pois, face às alterações climáticas, a seca está a avançar na região.

A agravar a situação está também a explosão demográfica no país africano mais populoso do continente africano, com quase 200 milhões de habitantes.
 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos