O País – A verdade como notícia

Comércio informal volta a tomar passeios da cidade de Nampula

Os vendedores informais voltaram a tomar de assalto os passeios da cidade de Nampula. A vereação para a área de Mercados e Feiras reconhece que relaxou no combate àquela actividade, mas que voltará à carga para a retirada compulsiva se for necessário.

A avenida do Trabalho sempre foi um ponto crítico, onde a actividade comercial informal não só obstrui a normal circulação de peões, como também cria constrangimento para o trânsito rodoviário na estrada. Em finais do ano passado parecia estar tudo controlado, mas a imagem actual mostra o regresso em peso dos vendedores informais.

Nas paredes, dos pontos mais afectadas pelo comércio informal, a edilidade afixou um comunicado emitido na terça-feira, instando os informais a abandonarem a via pública. A Polícia Municipal, acompanhada pela Polícia de Protecção, faz a sensibilização para a retirada voluntária. “Caros munícipes, apelamos a vossa retirada de imediato para os mercados. A venda de produtos nos passeios, na via pública terminou hoje”, ouvia-se no altifalante numa das brigadas de sensibilização que acompanhamos esta quarta-feira.

O vereador para a área de Mercados, Feiras e Promoção Económica, Osvaldo Ossufo Momade, reconhece que houve relaxamento das autoridades municipais, mas garante que a Polícia da urbe voltará à carga para fazer cumprir a Postura Municipal.

“Havia muitas queixas de perda de produtos, então preferimos estudar melhor os mecanismos de retirada dos mesmos e é o que está a acontecer; estamos a estudar e vamos voltar a retirar os vendedores informais. Vamos começar com a sensibilização e esperamos que dentro de dias possamos fazer a retirada compulsiva dos mesmos”, garantiu.

A actividade de comércio informal é uma realidade que afecta quase todos os municípios do país, onde as autoridades mostram-se incapazes de encontrar melhor estratégia de inclusão destes vendedores na organização da vida nas cidades.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos