O País – A verdade como notícia

Comentadores esperam época da Premier League melhor que a passada

Os comentadores residentes do Mais Desporto e da Premier League, Tomás Inguane e João Chissano, esperam que a época 2020/2021, da Liga Inglesa, seja melhor que a temporada passada. Os dois antigos internacionais moçambicanos esperam dificuldades para os chamados grandes do campeonato inglês, que arranca já este final de semana.

 

A liga inglesa está de volta aos grandes relvados, com o arranque da temporada 2020/2021, a partir deste sábado. Uma competição que regressa às telas da Stv, depois de, na temporada passada, terem sido transmitidas as últimas 10 jornadas.

Para a presente temporada, serão 38 partidas que vão passar nos écrans da Stv, nomeadamente, uma partida por cada uma das 38 jornadas que perfazem a Premier League.

E tal como na ponta final da época passada, João Chissano e Tomás Inguane voltam a integrar o grupo de comentadores residentes para programas e jogos da Premier League, e esperam que seja uma temporada melhor que a passada, que foi assolada pela pandemia do novo coronavírus, o que propiciou uma paragem de cerca de três meses, facto que acabou prejudicando algumas equipas e jogadores.

Para Tomás Inguane, considera que a situação pela qual o mundo tem estado a passar nos últimos meses, derivada da pandemia da COVID-19, e que afectou grandemente o futebol, “acabou tirando aquela alegria ao futebol em todo mundo e os clubes e jogadores ressentiram-se disso”. Mas também espera que “essa situação se resolva o mais rápido possível para podermos ter um futebol agradável, um futebol com espectáculo, porque futebol é espectáculo e espectáculo é ter espectadores, mas tudo só poderá voltar a normal se nos precavermos”, alertou Inguane, olhando para a situação actual que se vive um pouco pela Europa, com destaque para Inglaterra.

Já João Chissano, também ele recuando para o período do pico da pandemia, em que o futebol estava parado, espera que a presente “seja muito mais renhida, muito mais jogada e que nos traga as emoções que estamos acostumadas a acompanhar no futebol inglês”.

 

Contratações em algumas equipas para dificultar candidatos

Para os comentadores do Mais Desporto, nomeadamente João Chissano e Tomás Inguane, as contratações feitas por algumas das equipas do campeonato inglês, dentre elas o Chelsea, Tottenham e Arsenal, para além das equipas do meio da tabela, que normelmente lutam pela permanência, vão permitir criarem mais dificuldades aos candidatos ao título, nomeadamente Liverpool, Manchester United e City, que terão muitas dificuldades para se imporem, tendo em conta que não foram buscar muitos jogadores. Até porque são equipas que já tinham assentado nos seus planteis, tal como dizem os comentadores.

“As equipas reforçaram-se bem, quer o Chelsea, quer o Arsenal, que vão fazer frente, sem dúvidas algumas ao Manchester City, ou Liverpool, que já tem o seu ‘esquadrão’ montado e a sua forma de jogar já bem enraizada. Mas esperamos que, de facto, as dificuldades aumentem para aqueles que terminaram no topo da classificação e que sempre lutam pelo título da liga inglesa”, disse João Chissano.

Uma posição que também foi defendida por Tomás Inguane, que para ele “o Chelsea é uma equipa que fez as melhores contratações, se comparado com os Manchester United e City, Liverpool”. Inguane diz mesmo que as equipas chamadas pequenas vão sempre procurar fazer frente aos grandes. “Quando se inicia uma nova época há sempre surpresas, há sempre aquelas equipas que são consideradas ‘outsiders’ e acabam aparecendo e fazendo um bom campeonato e até criando dificuldades aos chamados grandes, tal como vimos na época passada, em que o Arsenal, por exemplo, só conseguiu a Taça”, sentenciou o comentador do Mais Desporto da Stv.

Os clubes tiveram muito pouco tempo de descanso e os jogadores quase que não tiveram defeso, já que terminou a época passada já a pensar nos compromissos com as respectivas selecções nacionais e logo a seguir a iniciar a nova temporada. Uma situação que pode provocar muitas dificuldades aos jogadores, que depois de uma paragem de três meses terão fazer cerca de época e meia sem descanso. São dificuldades que João Chissano espera que sejam superadas e que o campeonato decorra sem grandes sobressaltos.

“É certo que com a pandemia pararam cerca de três meses e quando retomaram, foi com algumas dificuldades e espero que essas dificuldades sejam supridas agora, quando reatar a Premier League”, disse Chissano.

 

Melhor futebol na Stv

Para os comentadores residentes do Mais Desporto, programa que vai ao ar todas terças-feiras e na pré-hora dos dias de jogos da Premier League, esta é a oportunidade que os moçambicanos tem de aproveitar para cumprir as medidas de prevenção da pandemia, ficando em casa e assistindo o melhor do futebol europeu.

“Esta aqui a oportunidade de todos nós vermos o melhor futebol no canal aberto e é só uma questão de acompanharmos o futebol e nos deliciarmos e delirarmos”, até porque “nós, aqui em Moçambique, estamos numa situação em que temos que precaver da pandemia da COVID-19 e esta é uma das boas e melhores alternativas que a Stv traz ao público moçambicano, de ficar em casa e acompanhar os jogos da Premier League”, terminou Tomás Inguane.

As transmissões da Premier League arrancam já sábado, com o jogo entre Fulham e Arsenal, quando forem 13H30 de Maputo.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos