O País – A verdade como notícia

Começa o julgamento do maior traficante do mundo “El Chapo”

Começou nesta segunda-feira o julgamento do traficante mexicano mais temido e poderoso do mundo, Joaquín Guzmán “El Chapo” Loera, conhecido como “El Chapo”, que significa “o baixinho” em português.

Sob custódia policial desde 2016, na Prisão de Alta Segurança do Sul de Manhattan, El Chapo está a ser julgado no Tribunal Federal de Brooklyn, em Nova Iorque. Há pelo menos 16 testemunhas contra ele, na sua maioria antigos  rivais que colaboraram com as autoridades americanas.

Quem é El Chapo?

Joaquín Guzmán “El Chapo” Loera é um cidadão mexicano que nasceu há 61 anos, teve uma infância pobre e começou a vender drogas aos 15 anos. Em 1989 fundou o Cartel de Sinaloa, tornou-se o maior traficante de drogas do mundo, chegou a entrar na lista dos bilionários da Revista Forbes.

É acusado de traficar 155 toneladas de cocaína para os Estados Unidos, e quantidades não especificadas de canábis sativa, heroína e drogas sintéticas ao longo de 25 anos.

Foi preso duas vezes, em 1993 e em 2004 e fugiu da prisão. Apesar de ter criado uma boa imagem, na cidade local, Sinaloa, a partir de obras sociais que realizava, no âmbito geral era impiedoso e muito agressivo com os rivais e traidores.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos