O País – A verdade como notícia

‘‘Combate à corrupção não é dever de uma só instituição’’

A governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura, diz que a prevenção e o combate à corrupção não são deveres de uma só instituição, mas de toda a sociedade. Cintura falava esta quinta-feira durante as celebrações do dia Internacional do Combate à corrupção.

Numa altura em que o combate à corrupção é tema de debate e muitos casos de esquemas de corrupção são despoletados, a Procuradoria-Geral da República reservou esta manhã para reflectir em torno do fenómeno corrupção em Moçambique.

Na ocasião, a Governadora da cidade de Maputo e a Procuradora Chefe da Cidade de Maputo, Amélia Machava, foram unânimes em exortar a participação de todos autores sociais no combate à corrupção.

Iolanda Cintura referiu que, a prevenção da corrupção não é e nem deve ser monopólio de uma instituição. “A estratégia de Reforma de Desenvolvimento da Administração Pública impõe que todas as instituições públicas têm o dever de desenvolver acções de prevenção e combate à corrupção’’, referiu.

Para responder a estratégia, o Governo apostou na formação de funcionários das instituições públicas na cidade de Maputo. De modo que se desenvolva um espírito de prevenção e combate ao fenómeno.

Face a factos registados desde Janeiro do corrente ano até esta parte, a PGR a nível da cidade de Maputo tramitou um total de 28 processos referentes aos crimes de corrupção e peculato envolvendo agentes do Estado. Em resultado disso, o Estado e as instituições públicas perderam cerca de 3.550.327,00 Meticais, correspondentes a cerca de 40 mil dólares.

Por sua vez, Amélia Machava afirma que, ‘’Erradicar a corrupção deve ser uma prioridade, não só, do sector judiciário, mas de toda a função pública, do sector privado e da sociedade civil, impondo a implementação de políticas, acções e estratégias que possam responder, de forma eficaz, os grandes desafios que este fenómeno nos coloca”.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos