O País – A verdade como notícia

Com máxima de 42˚C amanhã, centro e sul registam vento forte e chuvas fracas a partir de hoje

Desta vez é calor, mas com chuva para amenizar. Com início no final deste sábado e com fim neste domingo, o INAM prevê ocorrência de vento forte, com rajadas até 70 km/h, acompanhado de aguaceiros ou chuvas fracas e trovoadas no sul e centro do país. Ademais a Meteorologia prevê temperaturas elevadas até 42 graus Celsius.

Na zona sul do país, este fenómeno poderá afectar os distritos de Matutuíne, Namaacha, Boane, Moamba, Magude, Manhiça, Marracuene e cidades de Maputo e Matola; Massingir, Chókwe, Bilene, Limpopo, Chonguene, Mabalane, Chigubo, Mandlakazi, Chibuto, Guijá e cidade de Xai-Xai, na província de Gaza; e os distritos de Zavala, Inharrime, Panda, Jangamo, Maxixe, Homoíne e cidade de Inhambane, na província de Inhambane.

Em graus Celsius, as cidades de Maputo, Xai-Xai, Inhambane e Vilankulo poderão registar temperaturas máximas de 30, 27,30 e 30 e mínimas de 19, 18,23 e 22 graus Celsius, respectivamente.

As cidades da Beira, Chimoio, Tete e Quelimane poderão registar as temperaturas mais elevadas do país, com máximas a atingirem 33, 36, 42 e 38 e mínimas de 22, 18, 26 e 28 graus, respectivamente.

A norte do país, a previsão de máximas de 29 para Nampula, Pemba e Lichinga e mínimas de 22, 22 e 13 graus Celsius, respectivamente.

O INAM diz ainda que no mar, o vento forte poderá gerar ondas com alturas até 3.5 metros entre os paralelos 23 e 26 graus sul.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos