O País – A verdade como notícia

Com data por indicar, Comité Central quer analisar rumo que país está a tomar

A IV Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo foi, mais uma vez adiada, para data ainda por indicar. A decisão foi tomada pela Comissão Política do partido, em mais uma reunião, esta quarta-feira.

“A sessão do Comité Central não debate apenas sobre questões partidárias internas. Também ocupa-se pela análise da situação política do país, do processo de paz e reconciliação, bem como sobre o do desenvolvimento económico e social, guiados pelo manifesto da Frelimo”, contextualizou o secretário-geral da Frelimo, que falava à imprensa, na manhã desta quinta-feira.

Nesse âmbito, Roque Silva revelou que entre os aspectos reservados para a análise no encontro que terá data remarcada, constam o terrorismo em Cabo Delgado, os ataques da autoproclamada Junta Militar da Renamo, assim como a “análise da forma como o Governo de Moçambique está a liderar os processos de desenvolvimento económico e social, sem perder de vista os grandes compromissos eleitorais que foram assumidos na campanha eleitoral”.

Silva revelou, igualmente, que a sessão do Comité Central vai fazer o balanço das eleições gerais de 2019, “eleições essas que foram ganhas pela Frelimo e seu candidato num contexto extremamente difícil, havendo necessidade de o gabinete central, através da Comissão Política, apresentar resultados dessas eleições”.

A IV Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo será a primeira reunião “de grande envergadura” do partido, desde as eleições de 15 de Outubro de 2019.

Esta é a segunda vez que a Comissão Política decide pelo adiamento da reunião, face às medidas impostas para conter a propagação da COVID-19.

“A postura da Frelimo sempre assenta em liderar a partir de exemplos. Olhando para essa perspectiva, de ser exemplo nos processos de liderança de todas as dinâmicas da nossa sociedade, a Frelimo não pode andar em contramão com as decisões do seu próprio Governo”, disse Roque Silva.

Apesar de a Comissão Política da Frelimo ter decidido pelo adiamento da IV Sessão Ordinária do Comité Central, o secretariado do órgão foi orientado a manter a dinâmica dos preparativos, para que o encontro aconteça, assim que houver permissão para grandes reuniões.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos