O País – A verdade como notícia

Coletes amarelos: Macron enfrenta moção de censura

Os deputados do partido Socialista e Comunista da França vão apresentar uma moção de censura ao governo do Presidente francês, Emmanuel Macron, criticando a forma como tem gerido a crise desencadeada pelos coletes amarelos.

O anúncio ocorreu depois de Macron ter cancelado o aumento da taxa sobre os combustíveis. A moção deverá ser rejeitada pois o partido do Governo tem a maioria no parlamento.

Estão agendados, para sábado, mais protestos dos coletes amarelos.

"Foram tomadas novas medidas de segurança para prevenir a violência que se espera que ocorra no próximo sábado. As barreiras de controlo que bloquearam os polícias, no último fim de semana, serão retiradas. As forças de segurança serão autorizadas a enfrentar diretamente os manifestantes, caso seja necessário. O número de policiais será aumentado, sabendo que as forças de segurança já estão com bastante trabalho. Foram cancelados alguns eventos como, por exemplo, viagens de ministros ou o jogo de futebol entre Paris Saint-Germain e o Montpellier”, relata Valerie Gauriat, jornalista da euronews.

A jornalista diz ainda que se espera que com essas medidas os manifestantes se sintam dissuadidos de modo a evitar o pior.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos