O País – A verdade como notícia

Coletes amarelos iniciam bloqueio de Paris durante 3 dias

Os coletes amarelos iniciam hoje, através de manifestação e ocupação das principais ruas da cidade, o  bloqueio da capital francesa, Paris, durante três dias.
A ideia foi lançada nas redes sociais pelo grupo “France en colère”, que apelou aos coletes amarelos para se deslocarem a Paris e ocuparem espaços públicos com acampamentos e manifestações.

As já tradicionais manifestações de sábado dos coletes amarelos têm vindo a perder fôlego, com menos de 40.000 manifestantes em toda a França no fim de semana passado o número mais baixo até agora, escreve a imprensa internacional.

Os protestos que começaram a 17 de Novembro de 2018, com uma manifestação contra o anúncio do aumento do preço dos combustíveis que juntou, na altura, cerca de 282 mil manifestantes, e fez mais de 20 mortos e 1 800 pessoas ficaram feridas. .

A subida do preço dos combustíveis não chegou a ser aprovada, em virtude da contestação, mas o motivo dos protestos, que se têm repetido todos os sábados desde então, foi, entretanto, alargado a toda a política fiscal e social de Emmanuel Macron.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos