O País – A verdade como notícia

CNE apela à ordem na eleição em Nampula

A Comissão Nacional e Eleições (CNE) exorta a todos eleitores de Nampula a se dirigirem às mesas de voto, nos locais onde se recensearam, o mais cedo possível para poderem eleger o novo edil.

A CNE alerta que não é permitida a concentração de cidadãos não eleitores e não autorizados, dentro do perímetro das assembleias de voto e é igualmente proibido qualquer acto de campanha ou propaganda política.

Dos membros das mesas de voto, a comissão eleitoral espera zelo, dedicação e imparcialidade. Quanto à postura profissional, estão interditos de comparecer aos postos de trabalho “com sacolas, mochilas, pastas, carteiras ou quaisquer outros meios de transporte ou guarda do material que possa ser objecto de suspeita ou contribuir para a desconfiança no seio da assembleia de voto”.

A exortação é extensiva aos partidos políticos, de quem se espera profissionalismo.

E, para que o escrutínio seja transparente, existem os observadores, nacionais e estrangeiros de quem se espera imparcialidade, independência, objectividade e neutralidade política.

“Esperamos que diversifiquem as áreas a observar, troquem o máximo possível a informação sobre as vossas constatações e que as mesmas sejam partilhadas com as autoridades eleitorais. Só assim é que estariam a contribuir para a credibilização e aceitabilidade dos resultados da nossa eleição pelos concorrentes”.

As mesas das assembleias de voto abrem às 7h00 e fecham às 18h00.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos