O País – A verdade como notícia

CNDS recomenda promoção de oficiais para imprimir maior dinâmica nas FDS

O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, orientou, ontem, em Maputo, a IV Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, na qual foi discutido, dentre outros pontos, a situação da ordem, segurança e tranquilidade públicas, com enfoque para os Teatros Operacionais Norte e Centro.

De acordo com uma nota de imprensa enviada a nossa redacção pela Presidência da República, o CNDS recomendou a promoção de oficiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique aos postos de General do Exército, Major-General, Brigadeiro e Comodoros. De igual modo, recomendou a promoção de oficiais da Polícia da República de Moçambique à patente Adjunto de Comissário da Polícia. “Estas promoções visam imprimir maior dinâmica às Forças de Defesa e Segurança, no contexto dos desafios que o país enfrenta nos domínios da defesa e segurança”, lê-se na nota.

Sobre o Teatro Operacional Norte, o CNDS encorajou as Forças de Defesa e Segurança a envidarem mais esforços visando a protecção da população, bem como a reposição da ordem, segurança e tranquilidade necessárias para a promoção do desenvolvimento e bem-estar.

Ainda de acordo com o comunicado de imprensa, o Conselho congratulou as FDS pelas sucessivas vitórias, fruto da intensificação das operações e da entrega abnegada à defesa dos interesses supremos do povo moçambicano, facto que se consubstancia nas derrotas infligidas aos terroristas.

Relativamente ao Teatro Operacional Centro, o órgão enalteceu a liderança do Chefe do Estado pelo sucesso alcançado na implementação do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos homens da RENAMO, reforçado pela adesão, no processo, de um número significativo de membros destacados da autoproclamada Junta Militar da RENAMO.

O órgão apelou aos demais membros da Junta Militar a seguirem o exemplo dos seus colegas, aderindo ao DDR, aproveitando a abertura e o espírito de paz que o Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança tem vindo a promover.

Ainda de acordo com o documento que temos vindo a citar, o Conselho Nacional de Defesa e Segurança exortou ao povo moçambicano no sentido de continuar a apoiar os esforços da paz, denunciando quaisquer situações que possam minar a segurança e o bem-estar de todos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos