O País – A verdade como notícia

Clube do Livro comemora um ano de existência

O Clube do Livro já tem um ano de existência, completado no passado dia 1 deste mês. Por isso, em Maputo, onde se criou, levantou-se a possibilidade de se celebrar a efeméride com algum tipo de actividade.

Assim, neste sábado, entre às 11h e às 14h, o Parke Continuadores, espaço contíguo à FEIMA (Feira Internacional de Maputo), bem ao lado do Parque dos Continuadores, vai receber escritores, leitores e membros do Clube do Livro para celebrarem o aniversário em conjunto.

Naquele espaço da cidade de Maputo, haverá, no sábado, uma apreciação de uma pequena exposição fotográfica (em posters de tamanho A3 e A2), mostrando o percurso do Clube do Livro, incluindo as representações do Clube espalhadas pelo país. Do mesmo modo, a organização do evento programou projectar vídeos curtos, disponíveis nas páginas dos diversos Clubes, mostrando acções realizadas ao longo do primeiro ano.

E porque a ideia também é fazer com que os participantes conheçam melhor a história do Clube, o evento inclui apresentação de um historial, com destaque para o surgimento, criação, expansão/desenvolvimento, consolidação e perspectivas.

No evento não vão faltar depoimentos de alguns escritores que já tiveram encontros com o Clube do Livro e dos seus membros. "É nosso desejo, obviamente, que esta celebração seja conjunta, de todos os clubes, de Maputo a Namuno, em Cabo Delgado, passando por Xai-Xai, em Gaza, Nampula, em Nampula, Quelimane, Milange e Namacurra, na Zambézia, Beira, em Sofala, Chitima, em Tete, Vilankulo, Massinga e Inhambane, em Inhambane, Matola, Escolas SOS, Eduardo Mondlane e Comunitária Polana Caniço B, Maputo", afirma numa nota sobre o evento Nataniel Ngomane, professor universitário e Presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos