O País – A verdade como notícia

Clésio assiste e Bangal volta a marcar

Foto: Marítimo

No fim-de-semana dos jogadores moçambicanos na diáspora, apenas dois jogadores estiveram em evidência, nomeadamente Faizal Bangal, que voltou a marcar pelo seu clube na Itália, e Clésio Baúque, que fez assistência para o golo de empate do seu clube em Portugal. Mexer continua a não ser opção nos convocados do Bordéus de França.

Faisal Bangal continua de pé quente este ano civil. Depois de um início de época mal sucedido, em que não marcou nenhum golo desde o arranque até ao fim do ano, parece que o ano 2022 está a ser de sonho para o internacional moçambicano.

Desde que marcou o primeiro golo da temporada a 12 de Fevereiro, Faisal Bangal já conta com seis golos apontados, tendo, inclusive, feito igual número de assistências que permitem à sua equipa, o Alcione Milano, estar em zona confortável para a manutenção na Serie D da Liga Italiana, com 43 pontos na 12ª posição, a 40 pontos do líder Rimini, a sete pontos do Mezzolara, quinto classificado que dá acesso ao play-off de acesso à Serie C, mas com seis pontos de vantagem em relação a Ghiviborgo, que é 15º classificado e primeiro na zona do play-off da despromoção.

Faisal Bangal é um dos jogadores preponderantes na manobra ofensiva da sua equipa, sendo titular e totalista nos últimos 12 jogos consecutivos da equipa.

Já Clésio Baúque, que ainda não conseguiu convencer o seu treinador para garantir a titularidade, continua a ser segunda opção, sendo sempre chamado a entrar no segundo tempo de cada jogo.

Fim-de-semana, Clésio Baúque entrou aos 78 minutos quando o Marítimo perdia por 2-1, e, aos 85, fez a assistência que garantiu o empate da sua equipa, que contou ainda com Zainadine Jr. a titular, numa semana em que renovou o seu vínculo com os ilhéus até 2024.

Dos potenciais convocados aos Mambas, destaque ainda para alguns jogadores que foram titulares pelos seus clubes este fim-de-semana, entre os quais Bruno Langa, que, depois, recuperou o seu lugar no Chaves. Langa foi titular na vitória da sua equipa diante do Académica e continua na luta pela subida à primeira divisão portuguesa.

Reinildo Mandava, que na partida anterior do Atlético Madrid tinha começado no banco, desta vez voltou à titularidade no empate da sua equipa diante do Granada sem abertura de contagem, atrasando-se ainda mais na luta pelo segundo lugar da Liga espanhola.

Gildo Vilankulo (na derrota do Amora diante do Caldas à tangente), Manuel Kambala (no nulo do Baroka da África do Sul diante do Orlando Pirates), Reginaldo Faite (na derrota do Dinamo FK da Albânia frente ao FK Teuta por 2-1), Stanley Ratifo (no empate do Pforzheim diante do Freiburg a um golo), foram todos titulares neste fim-de-semana.

Dos jogadores jovens, destaque para Francisco “Bonera” Simbine e Amâncio “Neymar” Canhemba como titulares no empate do Marítimo B diante do Lank a um golo, mas também para Edson Macuana (Vilafranquense), Aly Abudo (TS Sporting da África do Sul), Zidane Sidat e Raimundo Duarte, este último guarda-redes (ambos nos sub-21 do Estrela Vermelha), e Simon Cipriano (sub-19 do Leixões), também foram titulares nas respectivas equipas.

 

GENY, WITI E PABLO ENTRARAM A SUBSTITUIR

Outros jogadores que estiveram em acção no fim-de-semana foram Geny Catamo, ao serviço do Vitória de Guimarães, Witiness Quembo, no Nacional da Madeira, e Pablo Bechardas, nos sub-23 do Marítimo, que entraram a substituir. Geny empatou com Tondela a um golo, Witi e Pablo venceram ao Farense e Portimonense, respectivamente por 3-2 e 2-1.

Para além destes, muitos outros não contaram minutos, casos de Luís Miquissone, no embate entre o Al Ahly do Egipto e o Raja Casablanca do Marrocos, para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões africanos, que terminou com empate a um golo e garantiu passagem do campeão africano às meias-finais.

Geraldo (Fafe), Kamo Kamo (Setúbal), Mexer (Bordéus da França) e Domingues (Royal da África do Sul) não foram convocados neste fim-de-semana.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos