O País – A verdade como notícia

Citadinos de Pemba queixam-se da falta de depósitos de lixo

Cidadãos da baía de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, deitam o lixo no chão por falta de depósitos. A edilidade reconhece o problema e diz que nos próximos três meses haverá pelo menos 50 unidades para resíduos sólidos.

“No meu bairro deitamos o lixo no chão porque o município não disponibiliza contentores”, contou Paulo Alfredo, morador de Natite, subúrbio de Pemba.

A situação está a preocupar algumas pessoas, sobretudo os que moram próximo dos locais habituais de recolha de lixo, alegadamente devido ao cheiro nauseabundo.

“O lixo fica espalhado na rua e nós somos obrigados a passar a correr porque cheira muito mal”, reclamou Renígia Sabie, outra munícipe daquela cidade.

Para evitar que o lixo continue a espalhar-se pelas ruas da urbe, alguns cidadãos pedem a colocação de depósitos nos pontos de recolha.

Zainabo Vasco, do bairro Ingonane, disse que em tempo a edilidade alocava dois contentores na sua zona, mas agora nem um.

“Solicitamos contentores ao município porque a cidade está a ficar mais suja. As nossas crianças brincam com o lixo, o que pode pôr em risco as suas vidas”, Zainabo.

O município de Pemba reconheceu a preocupação dos cidadãos e confirmou a indisponibilidade de depósitos de lixo na cidade.

“Nós perdemos cerca de 70 contentores de lixo em menos de um ano, devido ao mau uso por parte de alguns cidadãos, que voluntária ou involuntariamente ateiam fogo nos mesmos contentores. Agora ficamos com apenas 10 unidades para toda a cidade”, explicou Domingos Matias, director da vereação do Saneamento no Conselho Autárquico de Pemba.

De acordo com a fonte, o problema estará resolvido ainda este ano, com a aquisição de mais um lote de depósitos para resíduos sólidos.

“Já lançámos um concurso para aquisição de mais contentores para a cidade. O primeiro lote de 50 deverá chegar dentro de três meses”, garantiu Domingos Matias.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos