O País – A verdade como notícia

Circuito Regional de Vólei de Praia: “Há uma pressão acrescida para conquistar o tetra”

Fotos: O País

Moçambique quer defender o título de tricampeão da zona VI de vólei de praia na Zâmbia, país que que vai acolher a quarta etapa do circuito regional, entre os dias 17 e 22 de Agosto.

Depois de mais uma prova em que esteve em evidência a qualidade do voleibol moçambicano, as duplas masculina Ainadino Martinho/Jorge Monjane e feminina Ana Paula Sinaportar/Vanessa Muianga pretendem voltar a fazer história na quarta etapa do circuito regional a realizar-se em Siavonga.

As duplas moçambicanas têm, para o efeito, cerca de um mês e meio para se prepararem e estarem em condições de defenderem os títulos conquistados nos três circuitos anteriores, que decorreram em Maputo (Março), Joanesburgo (Abril) e Gaberone (Julho).

“Nós acreditamos que treinando, como a gente vem treinando, nós sempre vamos terminar, nestas provas, no pódio”, garantiu Ainadino Martinho.

Na terceira etapa, a história repetiu-se em pleno, Moçambique não só voltou a levantar o troféu, bem como as duplas constituídas pelos voleibolistas Ainadino Martinho/Jorge Monjane e feminina Ana Paula Sinaportar/Vanessa Muianga voltaram a vencer o Circuito, pela terceira vez e, novamente, frente aos conterrâneos Osvaldo Mungoi/José Mondlane e Ângela Tembe/Natália Intego.

Com a conquista categórica dos anteriores três circuitos, os voleibolistas moçambicanos partem motivados para atacar o Campeonato Africano da modalidade marcado para Marraquexe, em Marrocos, entre os dias 25 de Julho e 2 de Agosto.

“Eu acredito que, no campeonato africano, vamos ter o nível competitivo desejado, porque o Circuito Regional de Gaberone nos deu rodagem e ritmo, sem contar que a passagem pelo Campeonato Mundial de Roma, há algumas semanas, foi muito bom para nós melhorarmos e termos uma boa prestação neste prova, que é o ‘Africano’, que é mais exigente”, detalhou o voleibolista.

Ainda em relação ao Circuito Regional, referir que, para o presente ano, está prevista, ainda, a realização da quinta e sexta etapas, agendadas para Harare (Zimbabwe) de 6 a 12 de Setembro e em Maseru (Lesotho) de 18 a 24 de Outubro, respectivamente.

Na qualidade de tricampeões da Zona VI, Ainadino/Jorge e Ana Paula/Vanessa seguem à quarta etapa como principais candidatos a arrecadarem pela quarta vez o troféu de reis da região. Os zambianos, que vão jogar em casa, serão os principais adversários, e surgem dispostos a inverter a história que tem sido claramente favorável aos conjuntos nacionais, que se diga de passagem, entram para esta prova com um ritmo elevado, visto que há pouco tempo estiveram no Campeonato do Mundo em Roma, tendo-se batido com os melhores e ainda aproveitaram a estadia na capital italiana para efectuarem alguns jogos de preparação, pelo que seguem bem afinados.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos