O País – A verdade como notícia

CIP lança programa VOTAR para evitar situações de fraudes

Organizações da sociedade civil lançaram, hoje, o programa VOTAR, que visa fazer o acompanhamento das eleições autárquicas de 2018 e gerais de 2019. O objectivo é, através da participação de todos, evitar situações de fraudes nos escrutínios.

De princípio estão envolvidas sete organizações da sociedade civil, lideradas pelo Centro de Integridade Pública (CIP), no programa ora lançado, esta terça-feira, que visa garantir a participação de todos nas eleições, para evitar situações de fraudes.

No lançamento, o CIP explicou que vai trabalhar junto com os partidos políticos na sensibilização dos eleitores para aderirem ao processo.

As organizações da sociedade civil pretendem ter seu próprio mapa na contagem dos votos, mesmo para reforçar o controlo e não deixar margens de manobras para possíveis fraudes.

As eleições autárquicas estão previstas para Outubro de 2018 e as gerais para 2019, entretanto ainda sem data específica para a sua realização.

O ciclo eleitoral 2018-2019 está avaliado em mais de 900 milhões de meticais, incluindo a formação dos membros da Comissão Nacional de Eleições e do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, além do recenseamento.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos