O País – A verdade como notícia

Cinquenta mil turistas entraram em Nampula durante a quadra festiva

A província de Nampula registou um fluxo de 50 mil turistas durante a quadra festiva. O número significa um decréscimo comparando com os anos anteriores, em que se atingiu a 70 mil turistas. As estâncias hoteleiras da Ilha de Moçambique, Chocas Mar e Mossuril estiveram lotadas a 100%.

A zona costeira da província de Nampula foi o destino preferencial para muitos turistas nacionais e estrangeiros durante a quadra festiva. As praias da Ilha de Moçambique, de Mossuril, de Chocas Mar e de Nacala Porto oferecem um encanto natural que atrai muitas pessoas, o que fez ressuscitar o turismo depois de um ano de crise.

No Café Central, uma das casas tradicionais da Ilha de Moçambique, a gerência fala de acima de 100% de ocupação e explica porquê: “tivemos uma ocupação em todos os 16 quartos, inclusive solicitação de colchões extra nos quartos. Então, isto deu-nos uma perspectiva positiva daquilo que será o 2021”, disse Marlen Flora Agostinho Germano.

O hotel Omuhipiti, outro ponto emblemático de hospedagem na Ilha de Moçambique, a ocupação também foi de 100%, tal como deu a saber Brenda Hussene: “para nós, Omuhipiti, foi muito bom. Tivemos uma ocupação de 100% apesar de sermos um hotel pequeno para a época das festas. Tivemos turistas de Maputo, Beira e de Nampula”.

A direcção provincial de Cultura e Turismo recolheu os dados referentes à ocupação de estâncias turísticas em toda a  província de Nampula e chegou à conclusão de que o fluxo de turistas nacionais e estrangeiros na quadra festiva foi de 50 mil pessoas.

“Os distritos da costa onde as pessoas afluem para a passagem do ano como Ilha de Moçambique e Mossurial, todos os estabelecimentos estavam lotados a 100%. Em Nacala Porto, embora não a 100%, 40% dos estabelecimentos também estavam ocupados e isto apraz-nos dizer que em Nampula passamos de forma satisfatória”, concluiu Diamantino António, da Direcção Provincial de Cultura e Turismo em Nampula.

Mesmo assim, comparando com os anos anteriores, houve um decréscimo, uma vez que durante a quadra festiva Nampula atinge um fluxo de até 70 mil turistas.

Apesar do enorme  potencial, a contribuição do sector de Turismo na produção global de receitas naquela província é de apenas 1.5%. em 2019 foram colectados cerca de 900 milhões de meticais para os cofres do Estado e de Janeiro a Novembro do ano passado foram perto de 350 milhões de meticais

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos