O País – A verdade como notícia

Cinco pessoas beneficiam de cirurgia da coluna no HCM

Cinco pessoas vão ser operadas a coluna de hoje até sexta-feira no hospital central de Maputo.  As cirurgias resultam de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Agência Palestina de cooperação, e vão decorrer de três em três meses durante três anos.

A nossa equipa de reportagem acompanhou, no bloco operatório do Hospital Central de Maputo, a primeira de um total de cinco cirurgias da coluna, que vão decorrer durante esta semana. Trata-se da segunda missão de correção de uma doença que geralmente surge a nascença, a escoliose.

Os cinco pacientes que serão operados têm entre 12 a 17 anos. Estão envolvidos no processo 10 profissionais da saúde. A cirurgia dura em média quatro horas e em cinco dias o paciente tem alta.

Por se tratar de uma doença que se adquire a nascença, a escoliose não pode ser prevenida. Mas os médicos alertam que muitas doenças da coluna podem ser prevenidas, a partir de uma postura correcta.

A cooperação do Ministério da Saúde e Agência Palestina de cooperação terá a duração de três anos. Na primeira missão foram operadas quatro pessoas.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos