O País – A verdade como notícia

Cinco judocas buscam qualificação aos Jogos Olímpicos no africano de Dakar

Moçambique participa, a partir desta quinta-feira, no Campeonato Africano de Judo, prova que decorre no Dakar, Senegal, e que qualifica os países vencedores aos Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão.

Trata-se de Kevin Loforte, que vai competir na categoria de -66 kg, Ayton Siquir e Narciso Matos, ambos na categoria de -73kg, pelo lado masculino, para além de Jennie Muneme, na categoria dos -48kg e Jacira Ferreira, nos -52kg, que vão representar o país nesta competição africana.

Os cinco judocas procuram melhores posicionamentos para assegurar um lugar na fase final dos Jogos Olímpicos, nos quais já estão asseguradas cinco vagas do nosso país, nomeadamente três velejadoras e duas pugilistas.

Na semana passada, os cinco judocas, acompanhados pelos respectivos treinadores, despediram-se do Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, com mensagem de tudo fazer para alcançarem os objectivos traçados.

Os cindo judocas moçambicanos iniciam os combates ainda esta quinta-feira, numa competição que conta com 200 atletas de 37 países africanos.

Na sua última participação em combates qualificativos aos Jogos Olímpicos, Kevin Loforte alcançou o terceiro lugar no Dakar African Open do ano passado e precisa de voltar a ocupar o pódio para assegurar a presença na maior prova planetária. Já Ayton Siquir, 101º do ranking mundial do judo, com 375 pontos, ocupou a sétima posição do africano sénior, depois de ter terminado na quinta posição no Open de Dakar.

Por seu turno, Narciso Matos entra para esta competição como outsider, até porque soma apenas três pontos no ranking mundial da modalidade, estando na 497ª posição.

Em femininos, Jennie Muneme terminou a sua última participação no Campeonato Africano do ano passado, na quinta posição, enquanto a sua compatriota, Jacira Ferreira, foi terceira classificada na sua última participação, no Dakar African Open de 2020, no Senegal.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos