O País – A verdade como notícia

Cinco casos de falsificação de idade nos Jogos Desportivos

Mesmo depois de apelos das autoridades governamentais, algumas províncias levaram nas suas delegações alunos com idades acima do recomendado. Nos últimos dias, a fiscalização detectou cinco casos. “Já nos tínhamos referido que seríamos implacáveis nestas situações. Apesar do trabalho feito pelas províncias, nós conseguimos detectar esses casos em algumas províncias. Como primeira medida tiramos esses alunos das competições para uma investigação para perceber o que teria acontecido. Entretanto, não há situações de selecções que ficaram sem competir porque ficaram desfalcadas devido à desclassificação de atletas”, garantiu Conceita Sortane, ministra da Educação e Desenvolvimento Humano.

A ministra reiterou que não serão permitidos comportamentos desviantes por parte dos treinadores, delegados. “Mais do que a tarefa de treinar e acompanhar os atletas, os adultos devem servir de exemplo, sendo que o seu comportamento deve ser o mais exemplar possível. Não iremos tolerar comportamentos desviantes como consumo de álcool e outras atitudes nocivas”, disse.

Quanto à questão logística, as autoridades garantem que tudo está sob controlo. Segundo a ministra, nos últimos dias, foram reportados alguns casos de lesões de atletas, mas que foram prontamente solucionados. “Em cada posto que criamos temos um médico, técnicos e socorristas. Dependendo da situação, a Direcção do Hospital Provincial manda especialistas para fazer frente a diversas enfermidades”.

Com todas as modalidades já em competições, o executivo considera que o festival está a decorrer dentro das expectativas.
Recorde-se que são oito as modalidades que estão a ser disputadas neste evento desportivo cuja mensagem principal é o da conservação da natureza, uma das maiores riquezas do país.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos