O País – A verdade como notícia

Cidade de Maputo prepara-se para vacinar 200 mil pessoas na terceira fase

Foto: O País

Inicia, amanhã, a terceira fase de vacinação contra a COVID-19, devendo abranger pessoas com idades compreendidas entre 30 e 49 anos de idade e grupos alvos das fases anteriores, que não puderam vacinar.

O processo vai decorrer até três de Novembro e espera-se vacinar, na Cidade de Maputo, 200.724 pessoas.

Segundo explicou a directora adjunta Municipal de Saúde, Emília Cumaquela, nesta fase os postos de vacinação foram reduzidos de 56, existentes na fase anterior, para 18.

“No distrito KaMpfumo os postos estarão localizados na Praça Da Paz, Jardim Tunduro e Parque dos Continuadores, em KaLhamanculo serão fixados postos no Campo da Base Aérea, Campo do Kapi-Kapi e o Campo da Mogás. KaMaxaquene terá postos no Campo da Mafalala, Campo 7 de Abril e Secretária do Bairro de Maxaquene B”, enumerou Camuquela.

Disse, ainda, que no Distrito Municipal KaMavota os postos estarão localizados no Campo de Hulene B, Campo do Ferroviário e Campo do Sporting de Albazine, já em KaMubukwana o processo irá decorrer no Estádio Nacional do Zimpeto, Campo do Bagamoyo e no Campo de Inhagoia.

“KaTembe terá os seus postos fixados nas Zonas das Mangueiras de Chali e no Campo da Marinha, por fim KaNhaka a vacinação será feita no local de Comício das Mangueiras de Chissano”.

A directora diz que os locais reduziram, mas o número de equipas aumentou,  assim serão ao todo 66 equipas, sendo 63 fixas e três móveis, duas no distrito de KaTembe e outra em KaNyaKa.

“Esta redução não foi ao acaso, pretendemos concentrar as equipas de vacinação nesses locais, que são abertos e amplos, ao chegarem lá os munícipes irão encontrar várias equipas localizadas num único ponto, e achamos que assim iremos dar maior vazão e evitar aquilo que seriam aglomerados em equipas também dispersas”, clarificou a fonte.

A vacina a ser administrada nesta fase será a Astrazeneca e já não haverá o processo de pré-marcação, porque vai evitar aglomeração. O término da vacinação está previsto para o dia 03 de Novembro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos