O País – A verdade como notícia

Cidade de Maputo longe das metas de vacinação

Foto: O País

Enchentes e aparente  lentidão caracterizam o último dia de vacinação contra a COVID-19 em alguns postos de vacinação na Cidade de Maputo,  onde a meta é vacinar 210. 489 Pessoas e até agora só 66 300 pessoas foram vacinadas, resultados muito abaixo da meta planificada. Entretanto, sabe-se que nos próximos dias haverá continuidade da vacinação.

No posto de vacinação instalado junto à estrutura administrativa do Bairro de Bagamoyo, na Cidade de Maputo, registou-se enchentes durante a manhã e uma parte da tarde desta quarta-feira. Naquele posto, as filas eram longas e percorriam metade do campo de futebol local de Bagamoyo.

Muitas horas de espera, e com receio de tomar a vacina  foi o que disse Bertino Guambe. “Cheguei há muito tempo, estou aqui há mais de três horas. Continuamos à espera, há medo sim porque muito se diz em relação à vacina, mas temos que vacinar contra a COVID-19 e é o que vou fazer”.

E depois de tanto esperar, Bertino conseguiu vacinar. “Já vacinei, é simples e foi bom. Agora vou continuar a observar as medidas de prevenção a COVID-19”.

Algumas das pessoas presentes na fila apontam falta de tempo como motivo de atrasos na ida aos postos de vacinação. Paulina, uma jovem mãe, contou à nossa equipa de reportagem que na sua família o seu esposo, a sogra incluindo a sua mãe já foram vacinados e faltava ela e os filhos. E acrescentou ser importante vacinar para se prevenir da COVID-19, que apesar de ter registado abrandamentos, continua a preocupar. “Eu estou aqui para tomar a vacina e assim estar imunizada contra a COVID-19″.

Já no campo de futebol de Kape-Kape no bairro de Chamanculo o cenário repetia-se, enchentes e aglomerados.
A directora adjunta de Saúde no Município de Maputo, Emília Cumaquela, fala dos números já alcançados e diz que a vacinação vai continuar nos próximos dias.” A nossa meta, quando começou o plano nacional de vacinação contra a COVID-19 a 20 de Outubro passado, era abranger 200. 489 Pessoas. E até ao momento, não atingimos 50% desse número, temos já vacinados 66.300 munícipes, vamos continuar a vacinar”.

No campo de reabilitação, no interior do bairro de Xipamanine, estava completamente vazio, estando apenas os técnicos de saúde.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos